PT  
Português (PT)
English (EN)
Região
Cidade branca que se estende pela encosta sobranceira ao castelo e igreja matriz (ambos monumentos nacionais), Santiago do Cacém constitui um valioso património histórico e arquitectónico de grande interesse para o visitante. As ruinas romanas de Miróbriga e ainda o Museu Municipal são locais obrigatórios no roteiro cultural. O litoral, com uma extensão de 9 Km, corresponde na sua total extensão a praias, da qual se destacam a praia fluvial da lagoa de S. André, Monte Velho, Areias Brancas e Fonte Cortiço, onde poderá igualmente encontrar uma boa gastronomia. No interior do concelho, pode-se visitar algumas povoações com arquitectura típica alentejana como é exemplo a aldeia de Abela, S. Domingos da Serra, S. Francisco da Serra onde o artesanato é motivo de interesse.
Ruínas Romanas
Estação arqueológica de grande importância, terá sido habitada desde o séc.IV A.C. inicialmente pelos Celtas e após o séc. I D.C. com forte influência romana. Podem visitar-se além do Santuário a Vénus e Esculápio, o Fórum, o complexo Termal considerado pela sua conservação, o mais importante balneário romano em Portugal, o Hipódromo (único existente no território nacional) e o recinto urbano.
Castelo e Centro Histórico
O castelo constitui uma fortificação de origem árabe tendo sido após a reconquista reconstruído pelos cristãos. Na encosta do castelo pode visitar-se a capela de São Pedro, construção religiosa do séc. XVI. Junto ao castelo encontra-se a igreja matriz, templo de origem gótica, reconstruído após o terramoto de 1755. Merece ainda uma observação especial na igreja matriz, o notável relicário de Santo Lenho – oferecido pela princesa bizantina D. Vetácia – e o baixo relevo gótico, oferecido a esta princesa pela Rainha Santa Isabel. O Centro Histórico constitui um valioso património arquitectónico dominado pela Praça Conde Bracial, onde se pode observar as casas brasonadas e o Pelourinho datado de 1845.
Museu
O Museu Municipal, inserido no edifício da antiga cadeia, é constituído por um conjunto de achados arqueológicos das ruínas de Miróbriga e de outras zonas do concelho e ainda um conjunto etnográfico.
Ecologia e Natureza
A cerca de 15 Km de Santiago do Cacém pode visitar-se a reserva natural das lagoas de S. André e Sancha constituído por uma rica flora e fauna do qual se destacam as aves aquáticas como patos, maçaricos garças e mergulhões. Junto às lagoas encontramos praias de extenso areal, elemento potenciador da oferta turística da região, que aliado à gastronomia local (caldeirada e ensopado de enguias) fazem desta região um local inexcedível.
Lazer e Animação Turística
Para se divertir nas suas férias ou visitas de fins de semana poderá ainda optar por visitar um parque zoológico e fazer um Safari, correr em Karting, fazer passeios pedestres, em BTT ou a cavalo com guia.

Consulte os nossos Protocolos e faça a sua reserva.
© COPYRIGHT "HOTEL DOM NUNO" | DESIGN BY "PEDRO CARDOSO"
Ligue-nos: (+351) 269 823 325
Encontre-nos: